Reservatórios são inaugurados em Itanhaém e ampliam armazenamento de água na Baixada Santista

  • 18/06/2026
(Foto: Reprodução)
Entrega dos reservatórios 1 e 4 da ETA Mambu Branco aconteceu em Itanhaém. Divulgação/Governo do Estado de SP Os reservatórios 1 e 4 do Centro de Reservação Mambu-Branco foram inaugurados nesta quinta-feira (18), em Itanhaém, no litoral de São Paulo. As estruturas ampliam em 20 milhões de litros a capacidade de armazenamento de água tratada na Baixada Santista e devem reforçar o abastecimento de cerca de 1,2 milhão de moradores e turistas da região. A solenidade de inauguração foi acompanhada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além de representantes da Sabesp e de autoridades municipais. Os dois módulos restantes seguem em obras e têm entrega prevista para setembro deste ano. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. Durante a cerimônia, Tarcísio destacou que a inauguração dos reservatórios representa um avanço para a segurança hídrica da Baixada Santista e amplia a capacidade de armazenamento de água na região. "Hoje estamos inaugurando os primeiros reservatórios do sistema Mambu-Branco, com capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água. É um investimento que fortalece o abastecimento e ajuda a resolver um problema histórico da Baixada Santista", afirmou o governador. Agora no g1 A ampliação integra um conjunto de investimentos da Sabesp para a Baixada Santista. Cada reservatório tem capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água tratada e mede 56 metros de diâmetro por cinco metros de altura. Segundo a companhia, as estruturas estão entre as maiores da América Latina nesse formato. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, que também estava no evento, destacou a importância da obra para o sistema de abastecimento da região. "O Centro de Reservação Mambu-Branco é uma obra fundamental para fortalecer a infraestrutura de abastecimento da Baixada Santista. Com maior capacidade de armazenamento, garantimos mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema", afirmou. O Centro de Reservação Mambu-Branco recebeu investimento de R$ 84,6 milhões e gerou cerca de 300 empregos durante as obras. De acordo com a Sabesp, cada reservatório foi sustentado por cerca de 300 estacas com aproximadamente 40 metros de profundidade devido às características do solo da região. Novos reservatórios ampliam a reserva de água na Baixada Santista. Divulgação/Governo do Estado de SP Reforço no abastecimento A água produzida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambu-Branco já está sendo armazenada nas novas estruturas e distribuída para outros reservatórios da Baixada Santista. A expectativa da Sabesp é aumentar a segurança hídrica e a estabilidade do abastecimento para cerca de 1,2 milhão de moradores e turistas de Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande e da área continental de São Vicente. Quando o projeto for concluído, o Centro de Reservação Mambu-Branco contará com quatro reservatórios e capacidade total para armazenar 40 milhões de litros de água tratada. Centro de Reservação Mambu-Branco entrou em operação em Itanhaém. Divulgação/Governo do Estado de SP VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

FONTE: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2026/06/18/novos-reservatorios-ampliam-em-20-milhoes-de-litros-capacidade-de-agua-na-baixada-santista-entenda.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Girassol

Priscilla Alcantara, Whindersson Nunes

top2
2. Pintor do Mundo

Enzo Rabelo, Bruno

top3
3. Raridade

Anderson Freire

top4
4. Fica Tranquilo

Kemilly Santos

top5
5. Hey, Pai

Isadora Pompeo e Marcela Tais

Anunciantes